13 de fevereiro de 2009

Filhos do Rei

Filipenses 2, 5-8.
Na atualidade tem muitas pessoas que se dizem filhos do Rei. Por serem filhos do Rei, eles pretendem ter direito de exigir dele o que eles querem. Assim, se esquecem da sua função neste mundo.
Jesus é o Filho do Rei. Ele é dono de tudo o que existe. O que Jesus fez?
Jesus se despojou da sua glória, e se fez como um de nós. Sendo filho do Rei, se fez humilde. Não nasceu num palácio, mas numa manjedoura. E então: Qual é a nossa atitude? Estamos sendo humildes como Jesus? Ele deve ser o nosso exemplo: João 13,5; 12-16.
Muitas vezes achamos que por ser cristãos somos especiais. Afinal, conhecemos a verdade. Mas, o que estamos fazendo para espalhar esta verdade? Muitas vezes preferimos nos fecharmos nas nossas igrejas, nas nossas casas. Já ouvi várias vezes mães dizendo aos seus filhos para não se juntarem com determinadas pessoas, pois elas “são do mundo”.
Assim era o povo de Israel. Eles se achavam O Povo, filhos escolhidos de Deus e portanto único povo no mundo merecedor das suas bênçãos.
Eles esqueceram o propósito de Deus, que, como ele disse a Abraão, era fazer deles uma bênção para todas as famílias da terra.
Eles se fecharam e não proclamaram o amor de deus aos outros povos. Eles eram os filhos de Deus, só eles. Existem muitas igrejas hoje em dia que são assim. Muitos crentes que são assim.
Mas por causa dos judeus se terem fechado, veio Jesus. Ele veio demonstrar a verdadeira atitude que deve ter o filho de Deus: Ele deve estar disposto a servir. Deve estar aberto aos outros. Deve ser humilde. (Ver Mt. 11,29).
Ser filhos do rei não significa, contrario ao que se ouve pregar por ai, que temos direito ilimitado às bênçãos de Deus.
Não significa que tudo sempre vai sairmos bem. Não significa que somos especiais ou diferentes dos outros.
Se somos diferentes aos que muitas vezes chamamos de “não crentes”, devemos ser-lo pelas nossas atitudes, pela nossa humildade, por estar sempre dispostos a falar de Jesus aos outros. Devemos VIVER como Jesus viveu.
O filho do rei deixou tudo e se fez um pobre carpinteiro. Os seus seguidores, feitos filhos do Rei somente pela sua graça (já que não temos mérito nenhum), temos que seguir o exemplo do nosso Senhor no nosso dia a dia, em lugar de simplesmente nos fechar e somente reclamar as bênçãos de Deus como se fossem nosso direito.
Devemos procurar viver um evangelho verdadeiro. Nós temos que passar a agir na sociedade, pregar o Jesus verdadeiro, aquele que deu a sua vida por nós, aquele humilde, amoroso, que se importa conosco e está perto de nós. Não é o Jesus que fica longe, no céu, muitas vezes pregado em algumas igrejas.
Também devemos estar conscientes de quem é o SENHOR, já que muitos tratam Deus como se fosse o seu servo, ou seu caixa automático.
Jesus se humilhou, morreu para nos dar a vida, como um dom imerecido. Ele, e só Ele, é quem merece toda a Glória (Fil. 2, 9-11). É ele o Senhor, nós somos os servos.

Nenhum comentário: